Marketing digital para escolas e cursos técnicos

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Investir em marketing para divulgação da sua instituição de ensino é essencial. Isso porque, com o surgimento da internet, o processo de compra dos consumidores mudou bastante.
Antigamente, quando uma pessoa tinha interesse em realizar algum curso, era necessário entrar em contato com a escola para receber todas as informações sobre a metodologia de ensino e a infraestrutura do local. Hoje em dia, o processo é diferente.

Graças ao constante avanço tecnológico, o consumidor procura tudo o que ele precisa saber pela internet e só depois vai até a escola. Por isso, é extremamente importante que a sua marca esteja preparada e presente no momento em que o cliente busca as informações que ele precisa.

E é aí que entra a importância do Marketing Digital para escolas e cursos técnicos. Dá só uma olhadinha nas dicas que nós preparamos para sua empresa estar bem posicionada no mundo digital:

1 – Planejar
O planejamento é o primeiro passo e deve ser feito com muita atenção. Afinal de contas, não tem como fazer um Marketing Digital para escolas e cursos técnicos sem planejar suas metas, seu público-alvo, posicionamento, entre outros. Sendo assim, nós podemos dividir essa fase em três tópicos:

  • Diagnóstico: fazer um diagnóstico para mapear quem são os seus concorrentes, quais são as estratégias que eles utilizam, quais são as empresas que estão posicionadas na primeira página de pesquisa do Google, o que os seus clientes estão procurando, qual a sua posição em relação às demais escolas, entre outras informações necessárias para criar o primeiro ponto de partida.
  • Segmentação de clientes: nesse tópico entra um papel extremamente importante: a criação da sua persona. Diferente do público-alvo, a persona é a caracterização do seu cliente. Aqui, ele possui nome, idade, profissão, objetivos de vida, etc. Com isso, fica muito mais fácil traçar uma estratégia de marketing quando você sabe pra quem ela será direcionada.
  • Montar uma estratégia de marketing digital: por fim, feito o diagnóstico e a persona, será necessário montar a sua estratégia de Marketing Digital. Aqui, você deverá definir quais mídias você irá utilizar e quais os conteúdos serão necessários produzir para os seus potenciais clientes.

 

2 – Posicionar
O próximo passo do Marketing Digital para escolas e cursos técnicos é se posicionar na internet. Para isso, daremos algumas dicas essências para quem procura um bom posicionamento. Veja abaixo:

  • Criação de site: hoje em dia, é fundamental que qualquer escola tenha um site. Nele, será necessário conter todas as informações dos serviços oferecidos, da equipe, da infraestrutura e das formas de entrar em contato com a escola. Vale lembrar que, criar um blog dentro do seu site é essencial, pois nele será divulgado todo o conteúdo que ajudará a atrair mais clientes.
  • Criação de canais nas mídias sociais: atualmente, os canais mais utilizados são: Facebook, Instagram e LinkedIn. Porém, você deverá verificar qual rede social combina mais com a sua persona. Por exemplo: se o curso técnico que você pretende oferecer é direcionado para executivos, o melhor lugar para você estar é no LinkedIn, uma rede social voltada para profissionais.
  • Cadastro em site de classificados: apesar de não ser algo tão relevante, essa técnica ajuda muito a posicionar a sua escola. Hoje em dia, existem diversos sites de classificados gratuitos na internet. Aproveite e cadastre todas as informações da sua empresa e dos cursos que você oferece. Isso vai ajudar bastante na hora que o cliente fizer uma busca no Google.
  • Colocação da empresa no mapa do Google: você já deve ter percebido que, na hora de pesquisarmos alguma empresa no Google, uma das primeiras coisas que aparece é o mapa. Isso é a sua geolocalização. Para cadastrar a sua escola nessa ferramenta, basta acessar o Google Meu Negócio e colocar todas as informações necessárias para contato, como endereço, site, telefone, entre outros.
  • SEO – Otimização de ferramentas: o objetivo do SEO é garantir maior visibilidade para sua página na internet. Para isso, Algumas técnicas, como títulos interessantes, URLs amigáveis e a utilização correta de palavras-chave, farão com que a sua empresa esteja entre as primeiras na busca orgânica do Google.

 

Veja abaixo o vídeo que preparamos para você com 06 razões para começar a usar estratégias de SEO o quanto antes:

 

3 – Atrair visitantes
Feito o seu posicionamento, você deverá atrair o máximo de visitantes para os seus canais de comunicação. Veja abaixo algumas estratégias para alcançar esse objetivo:

  • Produção de conteúdo para atração de clientes: lembra quando falamos que seria necessário criar um blog dentro do seu site? Pois bem, aqui ele terá uma grande importância! Agora, será necessário criar conteúdos relevantes para adicionar em sua página. Essas matérias precisam solucionar dúvidas e dores da sua persona. Dessa forma, elas atrairão os visitantes para o site de sua escola e as levarão a conhecê-la melhor.

  • Gestão de canais: na segunda etapa você criou as mídias sociais, certo? Agora, o próximo passo é sempre manter os seus canais de comunicação alimentados com conteúdos relevantes. Sendo assim, compartilhe as matérias publicadas em seu blog, faça propaganda dos eventos que vão acontecer na escola ou divulgue alguma novidade interessante. O importante é sempre manter os seus canais atualizados.
  • Propaganda nas mídias sociais: essa é uma das etapas mais importantes e utilizadas pelas empresas. Isso porque, mesmo você seguindo todos os passos anteriores, não é certeza que você terá um grande volume de busca. Sendo assim, a melhor alternativa é divulgar a sua escola e os seus cursos técnicos através das mídias pagas nas redes sociais.
  • Aluguel de banners em sites e blogs: outra alternativa é investir diretamente em sites e blogs que tenham assuntos relacionados ao serviço que você oferece. Assim, você pode alugar banners nesses canais que, ao serem clicados, direcionam o internauta até o seu site. Atraindo mais visitantes à sua página.
  • Propaganda no Google: os anúncios do Google são uma ótima alternativa para atrair mais visitantes. Isso porque, quando uma pessoa pesquisa determinado tipo de instituição ou curso no Google, ela já tem interesse no assunto. Sendo assim, o mais importante é aparecer logo em primeiro para chamar a atenção do internauta. E é exatamente isso que os anúncios fazem. Através da ferramenta Google ADS você consegue comprar palavras-chave relacionadas ao seu curso ou serviço e, toda vez que uma pessoa digita essa palavra, o seu anúncio aparecerá como opção para ela.

 

4 – Converter em Leads
A próxima etapa do Marketing Digital para escolas e cursos técnicos é converter esses visitantes em potenciais clientes, os chamados leads.

  • Landing Page: as landing pages são páginas de capturas de informações. Nelas, geralmente são ofertados conteúdos ou ofertas ao potencial cliente, como um e-book, desconto na matrícula, ou qualquer outro tipo de material relevante. Porém, para que o visitante tenha acesso a esses conteúdos, será necessário deixar algumas informações na página, como nome, telefone e e-mail. Essas informações serão extremamente úteis para que você possa entrar em contato posteriormente oferecendo algum curso ou desconto especial.
  • Call to Action: também chamados de “botão de ação” os call to action são aqueles botões que ficam espalhados pelos sites para atrair os visitantes. Ao clicar neles, o leitor é direcionado para outra página com algum conteúdo relevante, podendo ser uma Landing Page ou não.

5 – Relacionar-se com a base
Depois que você capturou todos dados desse cliente que chegou até o seu site, você precisa se relacionar com ele. Para isso, uma ótima dica é enviar e-mails divulgando conteúdos que estão em seu blog ou ofertar descontos e promoções especiais. O objetivo dessa estratégia é estreitar o relacionamento com esse cliente a ponto dele ter confiança para fazer a matrícula no curso que você está oferecendo.

Outra estratégia interessante é usar o depoimento de ex-alunos para convencer aqueles leads que estão próximos da decisão final de compra. Essas opiniões positivas são extremamente importantes para mostrar que a sua escola ou o seu curso é a melhor escolha a ser feita.

6 – Fechar matrícula
Com base nas informações e no relacionamento com o lead, a sua equipe de vendas possui condições mais assertivas para realizar esse processo. Afinal de contas, ela possui o nome do potencial cliente, quais páginas ele visitou dentro do seu site, quais matérias chamaram mais atenção, entre outras informações. Assim, será possível traçar um perfil específico e saber se esse cliente está mais ou menos interessado, sendo possível fazer uma abordagem mais assertiva.

07 – Análise de resultados
É muito importante analisar todos os resultados que foram planejados, principalmente aqueles que estão envolvidos com a tração, conversão, relacionamento e fechamento de matrículas. Veja abaixo alguns indicadores que devem ser analisados:

  • Número de alunos inscritos
  • Número de matrículas
  • Análise da estratégia
  • Análise do retorno sobre investimento (ROI)
  • Custo de aquisição de clientes (CAC)

 

8 – Reter os alunos conquistados
Por fim, além de conseguir fechar a matrícula é necessário que você mantenha esse cliente por longo período. Dessa forma, você deverá fazer a nutrição desse lead, oferecendo conteúdos, como ofertas de novos cursos, aulas extras, etc.

Como você pode ter observado, o Marketing Digital para escolas e cursos técnicos é fundamental para que você possa alavancar as suas vendas. Por isso, se a sua escola não possui uma equipe interna especializada no assunto, uma ótima alternativa é contratar uma Agência de Marketing Digital. A WebSnap atua no mercado desde 2009 e possui vasta experiência em oferecer estratégias para atingir os resultados de negócios de sua empresa. Venha fazer uma visita e conheça os nossos serviços! Até a próxima!


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Saiba como captar mais leads através do Marketing Digital
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