Checklist: Como aproveitar as oportunidades através do Inbound Marketing

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Atualmente, o Inbound Marketing tornou-se uma poderosa ferramenta para atrair mais clientes, pois ajuda a gerar novas vendas e reforçar a autoridade da marca perante a audiência. Por conta disso, muitas empresas de pequeno, médio e grande porte já adotaram essa estratégia para dentro da companhia.

 

A partir disso, se o objetivo da sua empresa for exatamente esse, aproveite. A WebSnap preparou um checklist bem bacana para você aproveitar todas as oportunidades dessa poderosa metodologia. Acompanhe!

 

 Inbound Marketing

O que é Inbound Marketing?

Antes de começarmos o nosso checklist, é importante relembrar o que é o Inbound Marketing. Dessa forma, o Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração, é um conjunto de estratégias de marketing que visam atrair e converter clientes utilizando conteúdos relevantes.

 

A partir dele, a marca desenvolve um trabalho bem estruturado a fim de criar um bom relacionamento com o seu cliente. Esses conteúdos que são produzidos e divulgados, tem como objetivo educar, informar e nutrir o lead. Assim, como o passar do tempo ele irá perceber que a sua empresa tem as melhores soluções para o seu problema.

 

Vale ressaltar que o Inbound Marketing valoriza todas as etapas do funil de vendas, que são: atrair, converter, relacionar e vender.

 Inbound Marketing

Caso queira se aprofundar um pouquinho mais sobre o assunto, assista o vídeo completo do CEO da Agência WebSnap, Rodrigo Caminitti, e baixe nosso e-book grátis!

 

 

inbound marketing

Como aproveitar as oportunidades através do Inbound Marketing? Confira nosso checklist

Bom, agora que você já lembrou o que é Inbound Marketing, chegou o momento de compartilhar algumas estratégias fundamentais para aproveitar as oportunidades que essa metodologia oferece. Acompanhe!

 

  • Ofereça conteúdos de qualidade

A primeira estratégia do Inbound Marketing é gerar conteúdo relevante para o seu público. Isso porque esse material deve ser único, despertar o interesse do consumidor e ser divulgado em diversos canais de comunicação, como blog, site, redes sociais, e-mail marketing, entre outros.

 

O conteúdo relevante é a ação que fará o visitante desse meio digital se interessar pela sua marca e, possivelmente, tornar-se um lead. Ou seja, o lead é uma pessoa interessada por seu produto ou serviço e que demonstra a intenção de adquiri-lo.

 

Caso queira saber mais sobre o assunto, visite nosso blog e confira a matéria “O que são leads?”

 

  • Produza materiais ricos

Outra estratégia bastante utilizada é a produção de materiais ricos. De forma resumida, os materiais ricos são conteúdos em variados formatos, com o objetivo de gerar e nutrir leads. Ou seja, ele é um material educativo, um pouco mais extenso e aprofundado em determinado assunto. Dessa forma, ele é capaz de agregar valor e aumentar a autoridade da marca naquele tema.

 

Veja abaixo alguns exemplos de materiais ricos:

  • E-books;
  • Templates;
  • Planilhas;
  • Infográficos;
  • Tutoriais;
  • Guias;
  • Entre outros.

 

  • Faça produções audiovisuais

 

Além dos materiais ricos, outra estratégia muito importante dentro do Inbound Marketing é a produção audiovisual, já que esse tipo de material é uma ótima alternativa para aumentar o envolvimento do seu público com o conteúdo, além de oferecer mais oportunidades para educar sua audiência.

 

Nos últimos anos, a preferência dos usuários pelos vídeos tem aumentado cada vez mais. Isso acontece por diversos fatores, mas principalmente porque o vídeo é muito mais interativo e fácil de ser compreendido. Afinal de contas, o usuário recebe a informação de forma oral e visual simultaneamente, sem precisar fazer esforço para compreender o tom da mensagem que está sendo passada.

 

Veja algumas dicas de como vender mais utilizando os vídeos.

 

  • Utilize Call to Actions

 

Os Calls to Actions tão são estratégias extremamente importantes dentro do Inbound Marketing.

 

Os CTAs são links ou funções de uma página que levam o usuário a realizar uma determinada ação. Geralmente, são utilizadas palavras como “saiba mais” ou “acesse agora” para orientar o visitante.

 

Seja para fazer o download de algum material rico, ou para se inscrever em um webinário, o principal objetivo de um CTA é direcionar o usuário para o próximo passo do funil de vendas.

 

  • Esteja presente nas redes sociais

 

 As redes sociais se tornaram um ótimo canal de comunicação e troca de informação entre o público. Dessa forma, é fundamental que a sua empresa esteja presente nesse meio e, mais do que isso, saiba usar suas funcionalidades ao seu favor.

 

Através delas é possível criar e estreitar o relacionamento com o seu público, aumentar a credibilidade da marca e também responder os usuários de forma rápida e dinâmica. Para isso, você deverá utilizar aquela rede social que mais combina com o perfil do seu cliente.

 Inbound Marketing

  • Invista em Landing Pages

 

As famosas páginas de conversão também devem fazer parte do seu checklist de Inbound Marketing. Todos os elementos presentes nela são voltados à conversão do visitante em lead.

 

Por isso, é muito importante que a Landing Page seja simples, de fácil compreensão, confiável e focar apenas aquilo que você deseja comunicar, seja um questionário para baixar um e-book, um cadastro para receber descontos e promoções, entre outros. Aqui, o objetivo principal é pegar as informações do seu potencial cliente e, em troca, oferecer algo para ele.

 

Esses dados capturados na landing Page serão fundamentais para gerar um relacionamento com o cliente e também para auxiliar o time comercial a trabalhar no processo de venda.

 

E aí, gostou do nosso checklist para aproveitar todas as oportunidades através do Inbound Marketing? Então fique ligado! Aqui no blog da WebSnap tem vários conteúdos bem bacanas para você se aprofundar ainda mais no assunto. Para hoje, deixei separo esses dois textos bem bacana.

 

Tenha uma ótima leitura e até a próxima! (:

– 04 Dicas para ganhar mais clientes com Marketing Digital 

– Saiba como captar mais leads através do marketing digital 

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