05 dicas para montar uma estratégia de Marketing Industrial

Compartilhar

O Marketing Industrial é uma poderosa metodologia capaz de trazer grandes resultados para o seu negócio. Para isso, é fundamental montar uma estratégia eficaz, que sirva de guia para sua empresa.

Pensando nisso, a WebSnap resolveu preparar esse material compartilhando 05 dicas bem bacanas para te ajudar nessa missão. Acompanhe!

O que é Marketing Industrial?

Em primeiro lugar, é preciso relembrar que o marketing trata-se de uma tática que explora, cria e entrega valor para satisfazer as necessidades do mercado. Nele, são usados produtos ou serviços que possam interessar aos consumidores.

Sendo assim, podemos definir que o Marketing Industrial, também conhecido como Marketing B2B (de negócio para negócio, em português), é uma solução criada especificamente para conquistar os objetivos das empresas que precisam direcionar sua mensagem para outras empresas.

Dessa forma, a comunicação entre as partes envolvidas no negócio é mais assertiva, pois o seu empreendimento consegue atender as necessidades do outro. Entre tantos benefícios que essa metodologia pode trazer, podemos destacar:

  • Criar um melhor relacionamento com a sua audiência;
  • Entender melhor as necessidades e desejos do seu público;
  • Impulsionar sua empresa digitalmente;
  • Aumentar o alcance da sua marca;
  • Atrair mais clientes;
  • Aumentar os lucros
  • Entre outros.

 

Marketing Industrial

Montando uma estratégia de Marketing Industrial

  1. Defina o objetivo

Apesar de parecer um pouco óbvio, vale a pena reforçar! O primeiro passo para montar uma boa estratégia de Marketing Industrial é definir e deixar bem claro qual é o seu objetivo como empresa e em quanto tempo você deseja alcançá-lo.

Por exemplo: se você é uma indústria que vende peças para montagem de automóveis, um dos seus objetivos pode ser aumentar as suas vendas em 20% em um período de 01 ano.

A partir disso, você poderá identificar as melhores táticas para alcançar esse objetivo e qual o melhor caminho para seguir.

  1. Estude o mercado e defina o seu público-alvo

O próximo passo para montar a sua estratégia de Marketing Industrial é estudar o mercado do seu segmento e definir o público-alvo. Isso porque é impossível ser competitivo ou eficiente sem saber com quem se está concorrendo.

Além disso, vale também definir a sua persona. Caso você não conheça, a persona é um personagem fictício que representa o seu cliente ideal. Esse personagem possui informações reais, como nome, idade, desejos de compra, entre outros. Para criar uma persona, é necessário coletar informações dos seus clientes, como suas dores, problemas, objetivos e desafios.

  1. Escolha as melhores ações do Marketing Industrial

Dentro do Marketing Industrial existem diversas ações que podem ser aplicadas em sua empresa. Cada uma delas deve ser voltada para aumentar o alcance de seu produto ou serviço e, assim, conquistar o seu objetivo traçado no primeiro passo.

Nós separamos as principais para você conhecer. Veja abaixo!

  • Redes Sociais: as redes sociais são ótimos canais de comunicação. Por isso, é fundamental estar presente nesse meio e manter-se sempre ativo com os usuários. Poste conteúdos relevantes, compartilhe informações uteis, curta e comenta sempre que possível. Assim, você terá um relacionamento mais próximo com o seu público.

 

  • Blog: através do blog você consegue mostrar a importância do seu serviço para o seu público-alvo sem mencioná-lo, basta abordar temas relativos ao seu segmento de atuação, que explorem as dores que são solucionadas pelo que você oferece. Além disso, o blog é uma ótima ferramenta para te ajudar a aparecer nas primeiras páginas do Google. Para isso, você deverá utilizar estratégias de SEO dentro dos seus conteúdos, um conjunto de ações usadas para melhorar o posicionamento dos sites nos resultados de pesquisa.

 

Baixe o nosso e-book gratuito e descubra como aparecer sempre na primeira página do Google.

BAIXE O E-BOOK

 

  • Material rico: o material rico consiste em um conteúdo (em diferentes formatos) que tem como objetivo gerar e nutrir leads. Esse material normalmente é mais extenso, aprofundado e está disponível para download. Alguns exemplos são: e-book, infográfico, guia, vídeo, webinar, entre outros.

 

  • Landing Page: a landing page tem como objetivo atrair a pessoa certa para os seus canais digitais e convertê-la em um lead. Para isso, você precisa ofertar algum tipo de material rico, promoção, novidade, entre outros. Para que o visitante da página receba essa oferta, ele deverá preencher um formulário com os seus principais dados: nome, telefone e e-mail. Assim, você já terá as principais informações para começar um relacionamento com o potencial cliente.

 

  • E-mail Marketing: o e-mail marketing é um perfeito canal de nutrição de leads. Através dele você pode promover os seus conteúdos, ofertar promoções, vender um serviço, entre outros. Assim, você consegue criar um relacionamento com o usuário, educá-lo e, possivelmente, conquistar um novo cliente. Além disso, é possível utilizar a automação de marketing, uma ferramenta que envia uma série de e-mails pré-programados de forma automatizada.

 

Caso queira se aprofundar um pouco mais nesse assunto, baixe nosso guia gratuito!

 Guia definitivo da Automação de Marketing

  1. Coloque em prática

Depois de dar os primeiros passos, chegou o momento de colocar tudo em prática. Essa é a quarta dica para montar uma estratégia de Marketing Industrial eficaz e gerar os resultados esperados pela sua indústria.

Por isso, é tão importante definir os objetivos e traçar detalhadamente as ações para conseguir realizá-las da melhor forma possível. Uma ótima dica é investir em uma equipe especializada para realizar tal função. Afinal de contas, o mais importante é produzir campanhas, materiais e conteúdos bem-feitos, que causem boa impressão no público.

Você pode optar por contratar uma agência de marketing ou montar um time interno na própria companhia. Aqui nesse post, nós te damos algumas dicas para fazer a melhor escolha para o seu negócio. Confira!

Contratar uma agência de marketing ou ter uma equipe interna?

  1. Acompanhe os resultados

Por fim, chegamos à última etapa para montar uma estratégia de Marketing Industrial: o monitoramento dos resultados.

Esse passo é fundamental para avaliar se as estratégias que você desenvolveu para o seu negócio estão sendo bem elaboradas ou se necessitam de alguma alteração, ajuste, entre outros.

Para realizar esse acompanhamento, uma ótima alternativa é utilizar as KPI (Key Performance Indicator), os conhecidos Indicadores de Desempenho. Utilizando essas métricas você poderá avaliar, com mais precisão, a evolução das ações.

E aí, gostou das nossas dicas? Caso queira conhecer uma empresa especializada em Marketing Industrial para te ajudar a alcançar os melhores resultados, conte com a WebSnap! Somos uma agência que há mais de 10 anos oferecemos as melhores soluções para os nossos clientes!

Até mais!

Leia também:

Conheça as melhores estratégias de Marketing Industrial

Como fazer Marketing Digital para Indústria?

Artigos relacionados

Quer fazer sua empresa vender mais?

Saiba mais sobre nosso trabalho e solicite uma avaliação gratuita.

marketing digital
×